sexta-feira, 29 agosto, 2014 Blog criado em Setembro/2009
Capa > Notícias > Cabo Verde adia inauguração de estádio

Cabo Verde adia inauguração de estádio

Projeto do novo estádio de Cabo Verde

A inauguração do novo Estádio Nacional de Cabo Verde, nos arredores da capital Cidade da Praia, deveria acontecer no meio deste ano. Mas foi adiada para outubro de 2013. É que, inicialmente, estava previsto de se construir uma arena para 10 mil pessoas. Mas ampliaram para 15 mil lugares a alguns dias atrás, exigindo a construção de novas arquibancadas.

A construção do estádio, iniciada em outubro de 2010, está sendo feita pela empresa chinesa Top International Engineering Corporation. A participação dessa companhia surpreende porque construtoras brasileiras costumam atuar fortemente no mercado de grandes obras na África. Principalmente em países de língua portuguesa, como é o caso de Cabo Verde. É o avanço chinês na África, considerado um novo eldorado para o país que mais cresce no mundo. Os cabo-verdianos já planejam até um jogo de inauguração da nova arena contra os próprios chineses.

A construção das novas arquibancadas se procederá no topo das arquibancadas existentes no lado sul e norte. Agora, o projeto está orçado em € 12,7 milhões (cerca de R$ 32 milhões) – valor baixíssimo se comparado com os nossos projetos nessa área; isso é resultado de reunir chineses e africanos, que ainda tem baixo custo em tudo, em uma empreitada desse tipo. O financiamento da obra é chinês, sem juros e parte a fundo perdido – até isso eles estão fazendo para ocupar mercado, embora o BNDES também financie projetos de brasileiros na África.

O local pretende ser uma arena multiuso, com lojas, espaços funcionais e outras facilidades. O estádio terá pista de atletismo no entorno do campo – portanto, foge do modelo mais moderno de estádio, com assentos da arquibancada bem próximos do gramado.

A área total ocupada pelo novo estádio é de 100 mil m². O campo será de grama sintética – assim como a maioria dos estádios nas nove ilhas habitadas do arquipélago de Cabo Verde, no Oceano Atlântico.

Hoje, o principal estádio do País é o da Várzea, onde joga a seleção de Cabo Verde. O lugar tem capacidade para 8 mil espectadores e fica no centro da capital. Outros estádios importantes cabo-verdianos têm 5 mil lugares ou menos.

Recentemente, o Sporting Clube da Praia conquistou o título de campeão nacional de futebol em Cabo Verde. Foi a 11ª vez que o time conquistou o título. O campeonato local é disputado pelas equipes vencedoras das competições realizadas nas suas respectivas ilhas de origem.

3 comentários

  1. Joaquim Ferreira Andrade

    orgulho de ser caboverdiano
    gostei da imagem de nosso nov canpo.

  2. Joaquim Ferreira Andrade

    orgulho de ser caboverdiano
    gostei da imagem de nosso nov canpo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>